segunda-feira, 25 de abril de 2011

Desculpe, eu acho que mereço mais que um chope.


Na última Vejinha SP (http://bit.ly/fuVWmy), saiu uma matéria falando como as empresas, do varejo alimentício basicamente, estão utilizando o Foursquare (Rede Social de Geolocalização) para promover suas marcas, conquistar novos clientes e gerar audiência. Mas eu simplesmente não concordo a condição que a maioria das empresas impõe para premiar seus geo-cliente, e acho que deveriam planejar melhor suas ações.

Por exemplo, o burocrático Spoleto e o aprazível Zena Caffé, 2 restaurantes mencionados, premiam apenas os “prefeitos” (mayor). E para uma pessoa virar “prefeito”de um local necessita dar inúmeros check-ins e com boa freqüência, ou seja, é muito trabalhoso. Todos esses check-in que você dá significa que você está fazendo propaganda grátis e divulgando a marca dos caras dezenas de vezes, e no Zenna por exemplo só ganha míseros 10% de desconto por isso? É pouco!

Outros locais apenas premiam quem der 3 check-ins: o Melograno dá chope grátis, e o Brie Resto ganha sobremesa. Eu também acho que 3 visitas dá muito trabalho, você paga valet, leva a namorada junto, aumenta substancialmente o seu ticket-médio no restaurante, faz muita propaganda, muito buzz, e seu “presente” por esse trabalho todo é mal recompensado. Tinha que dar, no mínimo, o jantar inteiro grátis, com vinho bom, sobremesa e espresso saindo fumacinha.

Oras, dar um check in significa que você já está fazendo propaganda grátis para seus contatos, e na grande maioria das vezes, significa que você está compartilhando o seu check-in com todos seus amigos do Facebook e todos seus seguidores do Twitter. No meu caso, por exemplo, sempre compartilho meus check-ins nessas outras 2 Redes Sociais, e quando faço isso faço propaganda grátis para meus 1009 seguidores do Twitter e para meus 1211 amigos do Facebook, e o overlaping entre esses 2 públicos é baixo. Desculpe, eu acho que mereço mais que um chope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário