quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Comentários do Prof. Augusto Nascimento sobre o livro BRANDING: A ARTE DE CONSTRUIR MARCAS. Que honra!

Que delícia seu livro! Li no fim de semana e adorei...
Coisas que gostei de ver:

1- A Embalagem é a roupa da marca – Parece uma frase de Mc Luhan na Linha nossas roupas e ferramentas são próteses que funcionam como extensão do corpo...
2- Apple Store: eu também estava em NY quando a loja estava cercada de tapumes. Fiquei lá em setembro e outubro de 2011. Foi tudo exatamente como você diz no livro...
3- iPad 17, gosto mas me incomoda um pouco o Charles Bronson e o DESEJO DE MATAR 25...
4- As marcas mudam de mãos: Pão de Açúcar vira Pão Frances ou Baguette...
5- Pôneis Maldidos  é ruim mesmo: a campanha vende DEMANDA PRIMÁRIA e ou categoria, por isso que as pessoas associam às pick-ups dos concorrentes. Malditos são os caras que criaram e mais malditos ainda são os caras que autorizaram usam esse besteira.
6- Risco Neymar. Passei anos mostrando isso em números. Quanto mais algumas marcas anunciam mais a marca GISELE BÜNDCHEN aumenta seu “recall” ou “awareness”. Quando a finada SHARP do Brasil fez a mais famosa campanha de Outdoor com ilustrações artísticas,  as pessoas nas ruas perguntavam: Você viu que linda a  nova campanha do Ziraldo? E ele era só ilustrador e nem tinha foto no Cartaz...
7- Um minuto de silêncio. Lembrei da musica: Todo dia, era dia de Índio... com a Baby Consuelo.
8- Não ir a museus: Bem, os museus tal qual conhecemos não deveriam existir. Podemos fazer qualquer coisa para as pessoas irem lá, mas lembremos que elas são vão ao banheiro quando tem necessidade de ir...porque não é um lugar não desejável e nem agradável para ir como destino. Eles são apenas depósitos de coisas velhas amontadas. Para algumas pessoas, o museu exige tanto força e concentração quanto ir ao banheiro...
9- Ferrari: bem você é cliente alvo da marca sim. Talvez não compre o carro, mas pode comprar um guarda-chuva, uma camiseta, um caderno, um tênis... A Marca torna-se acessível para todos e não apenas para o comprados do produto primogênito. A Ferrari tem lojas lindas cheias de produtos variados onde somente não há Automóveis Ferrari à venda... A Marca não deixa de aproveitar sua aura e nem deixa de atender todos os segmentos que a amam...
10- Só houve um furo, ali nas Referência Bibliográficas: Faltou citar o livro “OS 4ES DE MARKETING E BRANDING”. ( Vou reclamar com o autor) ...

Falando sério mesmo: seu texto é deliciosamente irônico e tem a coragem de dizer claramente ao rei:  Vossa majestade está com a vossa real bunda de fora ! 

Augusto Nascimento - Cel: (11) 9-9481-9681
CEO do Grupo BBN Brasil + 55 (11) 4305-9488
www.grupobbnbrasil.com.br – (unidades: bbn brasil – diretotal – innovax-bbn)
www.estrategiaebranding.com.br site sobre business branding
Autor do livro “OS 4 ES DE MARKETING E BRANDING”, Editora Campus, 2007.



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