sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Diapasão Digital: tudo o que você sempre quis saber sobre as redes sociais, mas tinha medo de perguntar...


O Diapasão Digital (afinando o debate sobre a arena online) orgulhosamente apresenta:

"Tudo o que você sempre quis saber sobre as rede sociais, mas tinha medo de perguntar"

Muito se fala hoje em dia sobre as chamadas redes sociais, esses espaços sedutores onde as pessoas e as marcas tentam construir narrativas envolventes. No entanto, muito se fala mas pouco se aprofunda nas discussões. Nos blogs, no YouTube, no Twitter e até na nossa timeline do Facebook está cheio de super-especialistas em marketing digital. Eles criam termos rebuscados, prevêem o futuro, escrevem livros enormes e com capas lindas, inventam metodologias que brilham no escuro, etc. Imprime-se quase sempre olhares super entusiasmados e eufóricos sobre as redes sociais, que eles transformam nosso cérebro (oi?), que elas mudam o mundo, que o Instagram deixa as pessoas mais vaidosas, que ao Twitter derrubou um ex-líder egípcio, que as manifestações que vimos nas ruas aconteceram devido ao poder do Facebook. Eu particularmente não acredito nessas perspectivas e as repudio. Por exemplo, temos uma revolução tecnológica em curso? Eu não acredito nisso de jeito nenhum. Temos sim transformações muito importantes acontecendo nas mais diversas esferas da sociedade e do mercado.
 
Cada pessoa, cada marca, cada fanpage desenvolve (consciente ou inconscientemente) uma estratégia de uso e de apropriação das redes sociais. Uns publicam muito, outros publicam pouco. Uns narram obscenidades e detalhes sórdidos do dia-a-dia, já outros postam quase nada sobre a própria vida. Uns tiram o dia inteiro pra ficar sentando o cacete na Dilma, outros defendem perspectivas políticas contrárias. Uns usam isso aqui como um verdadeiro show do eu, outros usam como muro de lamentações. E tudo isso regido por um negócio chamado algoritmo, que muda cerca de 2 vezes por dia e pouco se fala disso. Quem está certo e quem está errado nesse palco das redes sociais? Quem usa bem e que usa mal o Facebook? São perguntas que, pra mim, não nos cabe achar respostas. Penso que devemos simplesmente ficar conectados com outros usuários que temos interesse em comum e que postam coisas legais. Se a postura de alguém te incomoda, é simples: pare de seguir aquela pessoas, fanpage, etc. Por semana, eu oculto os posts de uns 10 "amigos". Faça isso também! Certamente, o mundo será menos aborrecido.

Enfim, vamos conversar sobre essas e outras várias pertinentes questões? A intenção é tirarmos o snorkell, colocarmos o cilindro de oxigênio e descermos um pouco mais fundo no entendimento do que são essas redes sociais. O que elas estão fazendo conosco e com nossas vidas? Como se dão as lógicas das redes sociais digitais? Como devemos analisar esses espaços virtuais e as transformações que eles provocam com o tamanho que eles realmente têm? Nem de forma muito entusiasmada, nem de forma muito displicente, da forma adequada.

 

Quando? Nessa quinta-feira dia 30 de janeiro das 20hs às 23hs.

Como? 100% online e ao vivo por meio de Google Hangout.

Valor do investimento? R$ 199 por pessoa.
 
Todos os inscritos ganham? um coaching personalizado de marca pessoal digital, uma seleção de mais de 100 artigos sobre redes sociais escritos nos últimos anos no Brasil e no Mundo, e o eBook do livro BRANDING: a arte de construir marcas, de Marcos Hiller.

Inscrições? São apenas 10 vagas. Envie um email com seu nome e telefone para hiller78@yahoo.com.br

 

 
Marcos Hiller é pesquisador na área de redes sociais e cultura digital. Lançou em 2012 seu primeiro livro “BRANDING: a arte de construir marcas” e nesse ano lança ONLINE sua nova obra “ONDIVÍDUOS marcas, consumo e cena digital”. Coordena o MBA em marketing, consumo e mídia online na Trevisan Escola de Negócios e os cursos de mídias digitais e de branding avançado na Escola São Paulo. É mestrando em comunicação e práticas do consumo pela ESPM. Atuou por mais de 10 anos na indústria financeira como Gerente de Marketing do BankBoston e Coordenador de Comunicação do Santander. Hoje atua como professor convidado de diversos cursos de MBA (FIA-USP, Business School e Istituto Europeo do Design). Tem formação em Marketing pela ESPM, com algumas especializações na área e cursos de extensão na Universidad Andres Bello (Chile) e Santa Fe University (Novo Mexico / USA). É colunista do Olhar Digital e do Portal Administradores :: twitter @marcoshiller - facebook.com/marcos.hiller78

 

Um comentário: