Para
compreender o que é o consumo hoje em dia, para entender como surgiram as
marcas, os shopping centers, a moda, etc temos que recorrer à História. Mais
precisamente, temos que voltar para a Paris do século de XIX. Após
acontecimentos europeus como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, e
com a explosão da Modernidade, as Exposições Universais, o Fetiche da
Mercadoria e tantos outros fenômenos criaram os alicerces que justificam todo o
processo de consumo que vemos hoje no nosso dia-a-dia. Quer entender qualquer
manifestação do consumo na contemporaneidade e qualquer peculiaridade ou
expressividade de marca? A resposta está na História, está em Paris.
Nesse mês de agosto, tive o prazer de conhecer a cidade de Paris pela primeira
vez. É a cidade mais visitada do mundo. Uma cidade que dispensa comentários
pela sua potência, sua imponência e seus esplendorosos locais. Logicamente,
procurei imprimir um olhar sob a ótica do consumo, branding e demais temas que
me interessam hoje. E todo esse meu olhar culminou nesse slideshare onde
compartilho dezenas de imagens que fiz com meu iPhone. Que essas fotos possam
ser usadas por professores, alunos e pesquisadores em geral. Favoritem,
compartilhem, curtam, distribuam no semáforo, etc.
Aqui o
SlideShare que montei: http://www.slideshare.net/hiller78/tendncias-de-consumo-e-branding-em-paris-2013-by-marcos-hiller
Nenhum comentário:
Postar um comentário