terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mestres das Marcas


por @marcoshiller

Ao longo de nossa vida acadêmica nos deparamos com alguns bons professores, mas nos deparamos também com alguns que deixaram a desejar. Esse é um processo natural e que faz parte de nossa educação, talvez para aperfeiçoar nosso nível de criticidade sobre as pessoas. E nesse texto aqui resolvi elencar alguns dos professores e autores que passaram um dia pela minha frente ou pela minhas mãos para falar sobre MARCAS e que foram inesquecíveis na minha vida, além de serem decisivos para ajudar a formar quem eu sou hoje, ou pelo menos, quem eu pretendo ser:

- SÉRGIO ZYMAN: eu gosto de gente polêmica, e esse mexicano aqui da FOTO foi polêmico até demais. Zyman foi ex-VP de Marketing de uma tal de Coca-Cola e foi o pai de um dos maiores erros de marketing (que ele não assume) de todos os tempos: o lançamento da New Coke. Zyman é brilhante, é ácido, é um gênio. Ele era o terror das agências da Madison Avenue em Nova York. Passou por Harvard e hoje vive como consultor. Escreveu um livro que eu adoro, tenho autografado por ele, e sempre recomendo: “O fim do marketing como nós conhecemos”, que hoje se encontra mais fácil em sites como http://www.estantevirtual.com.br. Caso você queira o capítulo 1 desse livro scaneado, me mande um email, rs!

- CLOTILDE PEREZ: eu afirmo com a maior tranqüilidade do mundo que a Clotilde é a melhor pesquisadora e autora de marcas que temos no Brasil hoje. Escreve de forma brilhante, e que cativa seus leitores. Tem um olhar apuradíssimo, mesmo porque é uma semioticista do mais alto quilate. Ela me deu um curso de semiótica de marcas em 2009 na ECA-USP, instituição onde ela é livre-docente. Pena que ela posta pouco no twitter (@cloperez).

- PAULO DE LENCASTRE: eu me arrisco a dizer que foi o melhor professor de marcas que passou pela minha frente. Paulo é professor da Universidade Católica do Porto e um monstro de um pesquisador. Fez seu doutorado na Bélgica e vem sempre ao Brasil para dar mini cursos. Estive com ele na ECA-USP (dentro do curso da Clotilde) e foram tardes de discussões espetaculares sobre UNILEVER, NESTLÉ, BIC e BENETTON. Palmas para o professor Lencastre.

- GUILHERMO OROZCO: eu assistir um mini curso sobre “Comunicação, Tecnologia e Visualidades” na ECA-USP em 2009 com o professor Orozco. Ele mostrou todo um pano de fundo de como funciona o processo de aprendizagem dos jovens adolescentes hoje diante dos fenômenos midiáticos que nos cerca, e apresentou como nós consumidores, que transitamos na pós-modernidade, devemos lidar com essa capacidade de decodificação cada vez mais limitada. Professor Orozco é titular da Universidade de Guadalajara no México e tem seu doutorado em Harvard.

- AUGUSTO NASCIMENTO: esse é o autor do livro “Os 4 Es do Marketing e do Branding”. Conheci o professor Nascimento em uma palestra dele em 2010 na livraria Cultura. Por meio de uma abordagem leve, ao mesmo tempo, dinâmica e cheia de conteúdo, Nascimento foi mostrando todo o seu vasto conhecimento no mundo do Branding. Comprem o livro dele já! É muito bom!!!

- DAVID AAKER: e por último, mas não menos importante deixo o pai de toda essa história. Se não fosse o livro “Brand Equity Management” do professor Aaker em 1991, acho que toda discussão que temos sobre marcas hoje não existiria. David Aaker está na ativa ate hoje, é professor emérito da Universidade de Berkeley na Califórnia. Sim, ele tem twitter (@davidaaker) mas acho que publica os tweets dele é algum ghost writer. Quem está mais na ativa hoje é a filha dele, Jeniffer Aaker (@aaker) com quem já troquei tweets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário