Branding nada mais é que uma postura empresarial, ou
uma filosofia de gestão que coloca a marca no centro de todas as decisões da
organização. Lembrando que a marca vai muito além daquele símbolo na entrada da
academia, ou aquele logo no canto superior esquerdo do site, a marca é o
sentimento que os alunos têm pela academia.
E quando falamos de
Branding com foco no segmento fitness, esse conceito adquire uma importância
ainda mais peculiar, afinal estamos falando do segmento de serviços. Isso
significa que, em serviços, é basicamente em cima de questões intangíveis que o
aluno decide malhar na academia A, B, C ou D. Ou seja, o que atrai e retém o aluno
é a qualidade de atendimento que ele recebe de uma atendente e de um personal
trainer, a textura da toalha no vestiário, o cuidado com que é preparado o
sanduíche natural na lanchonete da academia, e a marca logicamente. Se for o
aluno freqüentar uma academia em que ele se sinta bem e tenha orgulho de malhar
lá, certamente ele vai dar alguns check-ins no Foursquare por meio de seu
smartphone e fará divulgações da marca para seus amigos no Facebook e Twitter.
Um aluno leal a uma marca de academia não só intensifica o relacionamento cada
vez mais, como indica amigos para malhar lá também, ele se torna um vendedor da
marca pois faz questão de divulgar que malha na sua academia por meio dessas
novas plataformas tecnológicas. E você pode gastar menos com propaganda
tradicional, que custa caro e funciona cada vez menos, certo? Pense nisso!
O Branding prega que tudo comunica a sua marca. Por
exemplo, a cor que você pinta os paredes de sua academia está comunicando sua
marca, o cheirinho do sabonete líquido do vestiário está comunicando a marca, o
jeito que sua recepcionista atende o telefone está comunicando sua marca, o que
você conversa sobre a academia com seu colega durante o suco está comunicando
sua marca, ou seja, absolutamente tudo
comunica a sua marca. Percebe-se que pouquíssimas marcas de academia executam
o Branding em sua forma mais plena. A concorrência cada vez mais feroz, a
dificuldade de ser percebido como diferente e uma exigência cada vez maior dos
consumidores no Brasil, força os donos de academia e não insistirem em uma
postura e uma identidade única por muito tempo.
@MarcosHiller é editor desse blog, já correu a Meia Maratona do Rio em 2003, e hoje malha em academia
de bairro na Vila Mariana/SP.
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