por @MarcosHiller
No início
desse ano de 2012 estive na Califórnia, e montei um SlideShare com imagens que
produzi na viagem sobre tendências de branding, marketing, varejo e consumo
(aqui o link para você visualizar as fotos: http://slidesha.re/z9749m). E nesse mês de novembro fui para Nova
York, onde montei um novo material. Mais do que nunca, a cada passo que dava
pelas ruas de Manhattan, procurava entender a dinâmica daquela cidade como um
pesquisador, como um observador do consumo, de tendências de branding, marketing,
varejo e de pessoas. É um prato cheio para quem quer estar up-to-date com o que
acontece de melhor nessas áreas. Reflexos do furacão Sandy? Não senti
absolutamente nada. A cidade estava bela, linda, pulsante, intensa.
A Apple Store da quinta avenida continua muito visitada e sempre cheia. Gente das mais diversas etnografias. O Mini iPad é a vedete do momento. Recentemente fez uma reforma na sua fachada: antes eram 90 placas de
vidro cirurgicamente montadas, agora são apenas 15, mais clean, mais moderna e
arquitetonicamente mais atraente. Continua aberta 24 horas por dia e 365 dias
por ano. A novidade na cidade é a recém inaugurada loja da Apple Store na Grand
Central Station. No final do mês de outubro, a Microsoft também inaugurou sua
nova loja para divulgar o Windows 8 e seu tablet, o Surface. Eu não gostei, não
achei bonito, nem mesmo intuitivo. Testei durante alguns minutos. Fui tentar
digitar meu nome no super teclado imantado que serve de capa. Não deu certo. Os
vendedores bancam ser amigáveis e não são nada espontâneos, são meio forçados,
e passam uma falsa impressão de que são descolados e geeks moderninhos. Pra
mim, não conseguiram. Exatamente como a marca Microsoft tenta se mostrar
ultimamente, até por conta de sua releitura de logotipo que foi esse ano, após
anos. Tenta passar uma impressão de uma coisa que não é e, na minha percepção,
tentam copiar descaradamente a proposta de valor da Apple, com isso eles ferem
seu próprio DNA de marca.
Fui conhecer o Whole Foods Market. Trata-se de um mercado
100% orgânico (acesse o site deles e inspire-se: http://bit.ly/XUQUq3).
Simplesmente maravilhoso. É onde Gisele Bundchen faz suas compras semanais.
Nestlé, Unilever, Kraft Foods, Pepsico e outras gigantes marcas globais passam
longe de lá. Iogurtes gregos orgânicos são a sensação por lá. Inclusive em
outros varejos que visitei, como a farmácia Duane Reade, só vi o tal do iogurte
grego que, pelo visto, virou febre por lá. Parece que os iogurtes convencionais
estão sendo aos poucos substituídos pelos saborosos gregos e que são mais light
e gostosos do que as marcas brasileiras que encontramos aqui. A onda de vida
saudável exala pela cidade que nunca dorme, tudo é light, tudo é orgânico,
anti-oxidante e com menos açúcar. Apesar do frio, muitas pessoas praticando
running pelas ruas.
Por fim,
deixo aqui a marca que mais me impressionou. A nova flagship store da
marca UNIQLO que foi inaugurada recentemente no coração da quinta avenida.
Anotem esse nome: UNIQLO. Vamos ouvir falar muito dessa empresa nos próximos
anos. Uma marca japonesa de moda casual, moderna e atual. O estilo é uma
mistura de GAP com H&M e com uma pitada de ZARA. Em novembro de 1998, eles
abriram sua primeira loja em Tóquio, e depois foi se espalhando para as grandes
cidades em todo o Japão. Em novembro de 2006, UNIQLO abriu sua primeira
flagship store no SoHo em Manhattan, Nova York. Novos estilistas se juntaram à
equipe da loja para impulsionar e renascer conceitos de moda. Em outubro de
2011, Uniqlo abriu sua emblemática loja na Fifth Avenue e depois na 34th
Street, perto da Macy’s. Uma loja linda, ampla, moderna e hightec. Usam os mais
diversos pantones de cores para vender todas as peças de roupas. O
posicionamento da marca é “Made for All” (ou “Feito para todos). Muito parecido
com o feliz posicionamento que Havaianas usa no Brasil (“Todo mundo usa”). A
processo de venda e o portfolio de produtos é um tanto quanto pasteurizado,
assim como outras grandes do varejo de moda, mas UNIQLO leva à risca a premissa
do processo de Branding de que tudo comunica a marca, a forma como os funcionários
se vestem, como eles te abordam, a apresentação dos produtos nas araras, a cor
com que eles pintam os corrimãos das escadas rolantes, absolutamente tudo
comunica a marca.
Acesse o meu Slide Share e divirta-se! Fique absolutamente à
vontade de usar essas imagens para saber o que acontece na capital do mundo ou
logicamente para utilizar em aulas, cursos, palestras, debates. Conhecimento só
vira conhecimento a partir do momento em que se compartilha (o link está aqui:
http://slidesha.re/10I47kL). Have fun!
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