Todo dia eu percebo uma interdependência cada vez mais obrigatória entre a área de marketing e demais áreas da empresa, e isso é fator crítico de sucesso em qualquer negócio. Em contrapartida, chega a ser utópico visto que marketing tem como objetivo harmonizar as relações de troca, e ironicamente marketing tradicionalmente não harmoniza com áreas de vendas, e vice-versa. Uma sincronia de marketing com todas as áreas da empresa, prioritariamente com áreas de negócio, traz ganhos imensuráveis para a empresa como um todo. Profissionais de Marketing devem ser os olhos do mercado e dos clientes dentro da empresa e devem ser os olhos da empresa no mercado.
Em um processo de desenvolvimento de uma mala-direta por exemplo. O fato de envolver áreas de vendas, operações e até mesmo áreas legais, traz uma série de contribuições para a peça. Por mais que profissionais dessas áreas não tenham uma visão de negócio tão apurada quanto a sua, procure tirar o máximo proveito desse olhas deles, logicamente com sua ponderação. Um profissional de marketing sair semanalmente com um vendedor externo proporciona uma riqueza de aprendizados para ambas as áreas. Um comercial que será veiculado na televisão passar pelo crivo de um gerente de vendas pode trazer insights extremamente relevantes e que uma caríssima pesquisa de mercado não abordaria.
Uma outra questão muito valorizada e exigida hoje em dia são habilidade financeiras para um gerente de marketing. Isso faz com ações de marketing ganhem uma abordagem mais científica e menos empírica no que diz respeito mensuração de retorno sobre investimento. Com isso, a contribuição de marketing e o valor de seu envolvimento em qualquer discussão que envolva o negócio são priorizadas. Diga-se de passagem, um dos mais notáveis profissionais de marketing que lidei até hoje não era de formação mercadológica, era o Odilon Almeida, que é engenheiro, foi Diretor da Coca-Cola Company, e Vice-Presidente de Marketing no saudoso BankBoston. Que saudades, rs!
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