quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Touch Down!

Touch Down!

Nasceu meu novo Blog!

Hoje o mundo está mudado. Enquanto Nizan diz que “Propaganda é o negócio da alma”, leio a cada dia novos artigos e pesquisas que mostram a enorme descrença que meios tradicionais de propaganda têm hoje em dia. E somos bombardeados diariamente com mensagens. Quanto menos esse negócio funciona, quanto menos esses tiros são eficazes em nos atingir, mais eles comunicam e incineram os orçamentos de marketing dos clientes. Uma hora eles nos acertam. Eles pecam pelo excesso.

Paralelo a isso, estamos em meio a uma revolução tecnológica jamais vista. Gadgets como BlackBerry, GPS, iPhone, iPod, iPad e PlayStation 3 começam a se transformar em aparelhos vitais em nosso dia-a-dia. ser. As famosas Redes Sociais como Twitter, Facebook, YouTube, Foursquare, Orkut, MSN e LinkedIn fazem parte de nossas vidas de forma cada vez mais próxim. Estamos tecnologicamente infectados, parafraseando a minha amiga Martha Gabriel.

O engraçado disso é que: as mídias digitais estão na moda, e apenas 4% das verbas das empresas vão para as mídias digitais. Apenas 35% de nosso país usa internet. Enquanto que quase 100% da população tem celular. Eu conheço gente que tem 4 celulares. Pode isso, Arnaldo?

Nunca os executivos estiveram diante de tantas dúvidas. O nível de exigência do nosso consumidor atinge um nível jamais visto. O nosso cliente hoje está mais preparado do que nunca. Mais que isso, ele tem uma ampla decisão de escolha e um poder nunca antes visto. E infelizmente grande parte das empresas limitam seus diferenciais a uma mera guerra de preço, sendo que é no atendimento e no encantamento de clientes onde se obtém diferenciais realmente competitivos e se ganha mercado.

E é dentro desse contexto que meu blog está assentado.

May the force be with us!

8 comentários:

  1. Hiller, excelente reflexão!
    Um número reduzido de organizações despertou para a chamada "convergência dos meios" e para o impacto disso nos modelos de relacionamento com os clientes.
    140 caracteres postados num twitter podem destruir em poucas hora 140 anos de uma história de sucesso empresarial.
    Abraço fraterno e parabéns pelo BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito que estamos realmente em uma tendência sem volta, em que os aparelhos eletrônicos que permitem interação, comunicação, relacionamento virtual etc. serão os catalisadores do negócio, o que inclusive se refere rigorosamente à comunicação. Porém, vamos devagar que o santo é de barro. Não adianta dizer que o twitter destrói empresas, que o facebook pode levar multinacionais à falência... A televisão está aí a 60 anos, com 99,99999% do mundo com um aparelho em casa, no Brasil 80% já chegou a ficar ligado no Jornal Nacional, e as empresas (as GRANDES) continuam aí, firmes e fortes. Acredito que a discussão fica mais na questão do diferencial competitivo. Ou seja, quem usar bem esses novos meios, mídias, unindo tudo ao encantar/satisfazer os clientes vai ganhar mais dinheiro, vai ser líder de mercado. Ponto. E, incentivando o debate, não acredito nessa visão escatológica de "140 caracteres postados num twitter podem destruir em poucas hora (SIC) 140 anos de uma história de sucesso empresarial.", como no comentário aí acima. Abraços e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  3. Marcos
    Parabéns pelo novo blog! Começou bem!

    ResponderExcluir
  4. Hiller, sensasional! Muito sucesso e obrigada por isso, pois agora iremos enriquecer ainda mais nossa rota profissional e pessoal!!
    Dirce Bortolotti

    ResponderExcluir
  5. Marcos,

    Parabéns pelo blog!
    Nasce mais um blogueiro e as mídias tradicionais perdem mais "tempo de atenção" dos consumidores.
    Seu post de abertura me lembra uma frase que uso em meus cursos:

    "Nada existe de permanente a não ser a mudança." Heráclito

    É a vez e hora do marketing digital!

    Abraços,
    Marcio Okabe
    @marciokonfide

    ResponderExcluir
  6. "Heil HILLER!!!" May the force be with you!!!
    Yes, You can!!!

    ResponderExcluir
  7. Hiller, parabéns pelo blog!!! .... Quem assistiu o filme "Imimigo do Estado" sabe... estamos sendo perseguidos pela tecnologia. A ficção está se tornando realidade.

    ResponderExcluir